
Não conseguiu obter o PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário)?
Vamos te explicar o que você deve fazer!
Esse documento é fundamental para quem trabalha em atividades insalubres ou periculosas.
Ele é obrigatório para o deferimento de aposentadorias junto ao INSS.
Nele constam informações do trabalhador, como:
– Dados pessoais;
– Cargos ocupados;
– E, principalmente, o detalhamento das funções desempenhadas, as condições do ambiente de trabalho, entre outros aspectos.
O INSS depende de que sua base de dados seja alimentada pelas empresas, que têm o dever de fornecer tais informações.
Caso o trabalhador faça a solicitação no ambiente eletrônico do INSS e não consiga emitir o documento, será necessário entrar em contato diretamente com o antigo empregador.
É aí que alguns problemas ainda maiores podem aparecer.
Muitas vezes, o local já fechou ou está em processo de falência ou recuperação judicial, o que pode dificultar e atrasar a obtenção de documentos.
Nesse caso, o caminho é contatar o administrador judicial.
Essa informação é pública e pode ser encontrada facilmente na internet.
A situação pode complicar quando falamos de vínculos empregatícios antigos, de épocas em que as empresas mantinham documentações somente em arquivos de papel.
Se a empresa ainda estiver funcionando regularmente, basta fazer a solicitação normalmente.
Porém, se for um estabelecimento que já encerrou as atividades, é possível realizar uma pesquisa do CNPJ no sistema da Receita Federal para identificar o responsável legal e solicitar o documento.
Ademais, caso a empresa ou o representante legal se recuse a fornecer o documento, pode ser necessário ingressar com uma ação judicial para obter esse registro.
Caso encontre dificuldades nesse processo, busque um profissional de sua confiança.
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