
Se você dividiu a sua trajetória profissional entre o campo e a cidade, existe uma possibilidade que pode fazer toda a diferença para o seu futuro: a aposentadoria híbrida.
Essa modalidade permite combinar os períodos de trabalho rural e urbano para alcançar os requisitos exigidos para aposentadoria.
Ela também sofreu alterações significativas após a reforma da previdência.
Então, é fundamental conhecer os critérios necessários para aproveitar esse benefício.
A aposentadoria híbrida, também chamada de mista, é um benefício voltado para trabalhadores que exerceram atividades rurais e urbanas ao longo da vida.
Ela é ideal para quem teve uma carreira diversificada e precisa somar esses períodos para atingir o tempo exigido.
Criada para atender pessoas com trajetórias profissionais variadas, essa modalidade segue critérios próximos aos da aposentadoria por idade, mas com algumas particularidades.
Requisitos antes da reforma:
→ Homens: 65 anos de idade;
→ Mulheres: 60 anos de idade;
→ Carência: 180 meses (15 anos) de contribuições.
Requisitos após a reforma (13/11/2019):
→ Homens: 65 anos de idade e 20 anos de contribuição (sendo 180 meses de carência);
→ Mulheres: 62 anos de idade e 15 anos de contribuição (sendo 180 meses de carência)
Importante: não importa onde você trabalhou por último, é possível combinar os dois períodos para completar o tempo necessário para se aposentar.
Para conseguir se aposentar aqui, você precisa da documentação correta que comprove seu trabalho, principalmente no campo.
Não deixe de buscar ajuda profissional para entender se essa é a melhor opção para o seu caso, consulte um advogado previdenciário.